Noticias

Saúde de JP realiza mais 1,5 mil testes rápidos para ISTs

Com informações do Paraibaonline

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 1.588 testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) durante as ações da campanha Dezembro Vermelho.

A mobilização contou com atividades em pontos estratégicos da Capital para sensibilizar a população acerca dos cuidados relacionados às ISTs.

Para a gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Danielle Melo, o trabalho realizado pela rede municipal de saúde é primordial para conscientizar os cidadãos sobre prevenção, diagnóstico e tratamento prévio.

“Diante dessas ações, vemos a necessidade de promover outros momentos de mobilização para o próximo ano e reforçar que os testes rápidos e vacinas são ofertados a todos de forma gratuita nas unidades de saúde da família”, destacou.

Foto: Abr

Foto: Abr

Do total de testes rápidos realizados, foram detectados 69 casos reagentes para HIV, sífilis ou hepatite C. Esses casos receberam as orientações necessárias e encaminhamento para serviço especializado.

Ainda durante as ações, foram aplicadas 574 doses de vacinas, incluindo hepatite B, dT, tríplice viral, influenza e covid-19 bivalente.

Foram visitados pontos da Capital como Busto de Tamandaré, Praça Rio Branco (Sabadinho Bom), Parque Solon de Lucena, Rua da Areia, Casa da Pólvora (Circulador Cultural) e Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), no bairro de Tambiá.

A campanha segue durante o mês de dezembro nas unidades de saúde da família (USF) do município.

Serviço – Durante todo o ano, a rede municipal de saúde oferece à população atendimento voltado às ISTs, desde a disponibilização de testes rápidos e distribuição de preservativos nas USFs até o acompanhamento com especialistas no Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).

Para ter acesso ao atendimento especializado, as pessoas devem se dirigir diretamente ao serviço, localizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe (Avenida Alberto de Brito, 411, Jaguaribe). O horário de funcionamento é das 7h às 16h30, de segunda a sexta-feira, e o telefone para contato é: 3213-7592.

Para tirar dúvidas relacionadas às ISTs, a população pode ligar para o número (83) 98123-2949. O horário de atendimento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Se o usuário preferir, pode manter a identidade em sigilo durante a ligação.

 


Botão Voltar ao topo