Noticias

João Pessoa oferta vacina contra dengue para crianças

Com informações do Paraibaonline

Manter os locais limpos e não deixar água parada e exposta é um dos fatores que podem evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Associados aos cuidados com os ambientes e o uso de repelente, os profissionais de saúde da Prefeitura de João Pessoa alertam sobre a importância da vacinação contra dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A prevenção conta com esquema de duas doses em um intervalo de três meses, com objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.

Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Se houve a contaminação por dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

A vacinação contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.

Considerada uma doença infecciosa, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Trata-se de uma doença febril aguda que se manifesta de forma rápida, sendo mais prevalente em períodos chuvosos e quentes. Ela possui quatro sorotipos, em geral, denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, que podem causar a forma clássica ou evoluir para quadros graves como choque por dengue, hemorrágica ou acometimento direto de vários órgãos como fígado, cérebro e coração.

Segundo Fernando Virgolino, coordenador da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, todos os quatro tipos de vírus podem gerar formas assintomáticas, leves ou graves e, inclusive, levar a óbito. “Após contrair um vírus da dengue, o corpo desenvolve imunidade a ele. A segunda infecção por qualquer sorotipo da doença tende a ser mais grave que a primeira, independentemente da ordem dos sorotipos”, explicou o coordenador.

Vacinas de campanhas – Além do alerta para atualização da caderneta e do cartão de vacinação, a Prefeitura de João Pessoa segue convocando a população para prevenção com as vacinas das campanhas ativas, que protegem contra Covid-19 e Influenza.

A vacina contra Influenza (gripe) está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A ampliação do público foi definida pelo Ministério da Saúde. A vacina protege contra as complicações causadas pelos vírus Influenza A H3N2 e H1N1 e B.

Da Covid-19, para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, o esquema vacinal é composto de três doses, com o primeiro intervalo de quatro semanas e o segundo de oito semanas. A partir de cinco anos de idade, o esquema é composto de duas doses, com quatro semanas de intervalo. Já o intervalo para pessoas imunocomprometidas a partir de 5 anos de idade também são ofertadas três doses, com intervalo de quatro e oito semanas.

Para as pessoas que integram o grupo prioritário, a vacinação contra Covid-19 passou a ser anual. Já para imunocomprometidos, gestantes, puérperas e idosos a partir de 60 anos, a recomendação é uma dose por semestre, com no mínimo seis meses da administração da última dose do imunizante.

Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito, é necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta quarta-feira (15):

Unidades de Saúde da Família (USFs)
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e de rotina
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e de rotina
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa
Ofertando apenas as vacinas contra Influenza e Dengue
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
8h às 16h (sábado)

Shopping Sul
Ofertando apenas as vacinas contra Influenza e Dengue
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
10h às 16h (sábado)

Shopping Tambiá
Ofertando apenas as vacinas contra Influenza e Dengue
Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)
9h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar
Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)


Botão Voltar ao topo